Iniciamos nossos estudos dizendo que ninguém tem a chave que abre todas as portas para uma total compreensão da Palavra de DEUS, portanto não temos nenhuma pretensão de receitar normas ou regras que resolvam todas as dificuldades na compreensão da Bíblia.

A própria Bíblia nos diz que contem nela pontos obscuros e de difícil compreensão, portanto e espicular e cair em erros doutrinários querer forcar a Bíblia em dizer o que ela não quer dizer.

Dt.29.29

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”

IIPe.3.16

Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

A Bíblia é composta de 66 Livros (39 V.T., 27 N.T.) escrita por muitos autores em épocas, lugares, costumes e posição social totalmente diferente e isto causa um pouco de dificuldade ao leitor menos preparado.  Mas uma certeza eu afirmo com muita segurança:

“Naquilo que é essencial á nossa salvação, a revelação chegou ate nós com bastante clareza e simplicidade.”

Um grande teólogo português do Sec. XVI  disse uma frase que vale a pena ser lembrada e memorizada.

…que vão os homens pelo caminho do inferno desgraça é, mas não é maravilhoso; porem, ir ao inferno pelo caminho do céu é a maior de todas as misérias” – (Padre Vieira) – Ir ao inferno com a Bíblia na mão! Terrível e trágica realidade.

Infelizmente é isto que estamos percebendo, “crentes” indo pro inferno com a Bíblia de baixo dos braços porque estão forcando a “Palavra de DEUS” dizer o que ela não esta dizendo.

Nossa intenção com esta serie de estudo é dar o primeiro passo no longo e permanente caminho do aprendizado e compreensão da “Palavra de DEUS”, é também preparar e alertar os Irmãos a não caírem nas armadilhas do inimigo que tem a intenção de dificultar e confundir aqueles que querem estudar a Bíblia.

 

VELHO TESTAMENTO

Nossa caminhada só pode ser iniciada pelo “VELHO TESTAMENTO”,  que sempre iremos abreviar “V.T.” A frase que mais resume o V.T. e o N.T. é:

O V.T. aponta para CRISTO E O NOVO TESTAMENTO (N.T.), nos mostra CRISTO.”

Temos no N.T., vários personagens, coisas e situações, que nos apontam ou tipificam CRISTO. Ex.

ISAQUE: O fato de Abraão ter oferecido seu filho em sacrifício, nos antecipou e nos mostrou a oferta que DEUS faria em oferecer também seu filho em sacrifício por nós.

JOSÉ (Egito): Também nos mostra CRISTO com sua atitude em oferecer o alimento que salvaria o povo.

MOISES: O grande libertador.

SERPENTE DE METAL: Durante a peregrinação no deserto, que fosse mordido por uma serpente venenosa e olhasse com FÉ para serpente de metal, não morreria – (Nm.21.8,9). Nossa Salvação também está vinculada a olharmos com FÉ para CRISTO.

ARCA DE NOÉ: Quem aceitou e entrou na arca não morreu. Quem aceita a CRISTO também terá a vida eterna.

Muitos são os exemplos que nos apontam CRISTO, um excelente exercício, que será de muito valia para seu crescimento na FÉ, é fazer uma leitura do V.T. com este foco – VER CRISTO e ir anotando a margem do texto.

 

O V.T. foi dividido em 04 grandes grupos, isto para facilitar a compreensão, não significa que os Livros foram escritos na ordem que estão distribuídos:

LEI

HISTORICOS

POESIAS e SABEDORIA

PROFETICOS

LEI:

Genesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio. Estes sim foram escritos nesta ordem e realmente foram os primeiros escritos, estes 05 Livros também são conhecido como Pentateuco, Livros da Lei, Lei de DEUS, Lei de Moises, Lei Mosaica e Torá. Todas estas expressões são corretas.

GENESIS: É a base de toda a historia do Povo de DEUS. Se você tiver uma boa intimidade com este Livro, a sua compreensão da Palavra de DEUS se tornará mais fácil.

Êxodo: É a promulgação da Lei e narra também a saída do Egito.

Levíticos: Poderemos dizer que é um manual litúrgico do Sacerdote.

Números: Relata a marcha do povo no deserto e a entrada na Canaã.

Deuteronômio: É a fala de Moises a respeito da lei.

Os Judeus Ortodoxos só aceitam o Pentateuco como “Palavra de DEUS”, o que demonstramos foi um resumo em uma linha, muito breve. Existe um vasto material teológico a respeito dos Livros da Lei, vale apena examinar.

HISTORICOS

12 Livros: Josué, Juizes, 1,2Reiss, 1,2Cronicas, Esdras, Neemias, Ester.

Estes Livros relatam a historia de Israel após a conquista de Canaã, por Josué, nos mostra toda a cronologia do povo Judeu, passam pelos Reinos divididos e suas quedas, exilio Babilônico e vai até a restauração de Judá do exilio no sec.VI a.C.

POÉTICOS e SABEDORIA

05 Livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.

Sempre temos que ter em mente que a linguagem poética pode ser encontrada em toda a Bíblia e a linguagem figurada é abundante nestes Livros. Os Livros Poéticos descrevem experiências particulares de seus autores e são neles que o Povo de DEUS encontra mais conforto e orientação.

LIVROS PROFETICOS

Estes são divididos em 02 grupos:

MAIORES

MENORES

Estas terminologias são usadas não pela importância de suas mensagens, mas sim pelo volume dos escrito simplesmente. Profeta Maior e porque escreveu bastante e Profeta menos porque escreveu pouco.

MAIORES:  Isaias, Jeremias, Lamentações de Jr., Ezequiel, Daniel, Oseias.

MENORES: Joel, Amos, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Para uma melhor localização e entendermos a mensagem, os Profetas foram também divididos em 03 grupos. Quando temos em mente esta divisão tudo fica mais fácil:

PRÉ-EXILIO: Jl, Jn, Am, Os, Mq, Is, Na, Sf, Hc, Jr.

EXILIO: Dn, Ez, Ob.

POS-EXILIO: Ag, Zc, Ml.

O Exilio que estamos nos referindo é o Babilônico, que tinha como Imperador Nabucodonosor, que iremos comentar em nossa próxima aula.

De uma maneira resumida, esta seria a divisão do V.T., tenha isto em sua mente e seu estudo se tornará mais fácil e compreensível.

 

Pedro Eduardo Corona

Diácono da Link Church London – UK – 2012.